top of page

PROJETOS INTERNOS

      Durante as oficinas os educadores buscam trazer propostas diferentes para serem desenvolvidas. O Projeto sempre busca trabalhar a cidadania a partir das três ênfases que a Universidade têm, a erradicação da pobreza, as relações étnico-raciais e o meio ambiente e o cuidado com as águas. A partir destes temas são desenvolvidas atividades que podem ir além da sala de informática.

Projeto + Verde

       

      Uma das ênfases do projeto é o cuidado com as águas e o meio ambiente, tendo em vista esta ênfase criamos o projeto + VERDE que tem como principal objetivo conscientizar a todos que trabalham e frequentam o CCIAS um contato com o cuidado com as plantas. Confeccionamos com capinhas de cd’s usadas (fazendo também o reaproveitamento do lixo eletrônico), desenvolvemos também o estudo dos locais e das plantas que melhor se adaptam aos tipos de ambientes onde estão.

Confira as fotos do desenvolvimento da atividade!

Rádio CCIAS

 

      No ano de 2013 o Projeto Eu-cidadão iniciou uma atividade em parceria com a Agexcom que desenvolveu um workshop aos participantes sobre o jornalismo, depois dos workshops a educadora do Projeto desenvolveu um jornal junto com os participantes, e posteriormente as notícias que foram criadas pelos participantes foram gravadas no formato de telejornal.

 

 

Clique para ver a reportagem

 

 

 

      No ano de 2014 os participantes do Projeto Eu-cidadão demonstraram interesse em continuar as atividades voltadas ao telejornalismo, a partir deste interesse a educadora criou um projeto que foi a Rádio CCIAS.

 

     O Projeto contou com várias etapas diferentes, entre elas uma visita na Rádio e TV Unisinos, onde os participantes puderam conhecer um pouco sobre como é uma rádio ao vivo, como é um estúdio de TV, como funcionam as coisas dentro deste mundo da rádio e da televisão.

 

 

      A etapa final deste Projeto foi a execução da rádio CCIAS, a atividade foi realizada no dia 12 de novembro de 2014, no pátio do CCIAS (Centro de Cidadania e Ação Social – Unisinos), no turno da manhã das 10h às 11h e no turno da tarde das 15h30min às 16h30min.

 

      O principal objetivo desta atividade foi proporcionar um espaço de troca de informações e conhecimento sobre as “Relações étnico raciais”, pois no dia 20 de novembro se comemora o dia da consciência negra. Outro objetivo importante foi desenvolver a comunicação dos participantes e criar condições para uma compreensão básica da linguagem radiofônica e os seus processos de criação.

 

      A programação da rádio contou com informações sobre a cultura Afrodescendente, ícones que fizeram história como, Martin Luter King, Nelson Mandela e a história do Zumbi de Palmares. A programação musical contou com cantores famosos tais como, Jair Rodrigues, Arlindo Cruz, Gilberto Gil, Tim Maia, Alcione, Milton Nascimento, Jorge Benjor, e artistas internacionais como, James Brown e Bob Marley.

Projeto Reutilização do Lixo Eletrônico

 

Por uma Inclusão Digital sustentável

 

      Um dos eixos que a Universidade Unisinos trabalha é o meio ambiente e o cuidado com as águas, este Projeto surgiu levando em consideração os desastres naturais ocorridos em 2006 e 2010, quando toneladas de peixes morreram no Rio dos Sinos - o principal responsável pelo abastecimento hídrico da cidade- e, também, as secas anuais - que causam uma drástica redução no volume do rio- optou-se por utilizar como tema gerador para as oficinas de quatro grupos, dos dez atendidos pelo Projeto no primeiro semestre de 2014, a sustentabilidade ambiental.

 

      As atividades que foram desenvolvidas com as turmas que participaram deste projeto utilizaram parte do resíduo eletrônico produzido pela própria Universidade para desenvolver trabalhos de hardware e peças de arte com os usuários.

 

      Como metodologia, foram utilizadas perspectivas pedagógicas freirianas, nas quais o processo de ensino-aprendizagem se dá por meio de uma troca constante de vivências que ocorre dentro e fora dos espaços formais de educação. Em um incentivo às diferentes formas dos usuários “dizerem a sua palavra”, fortalecendo a autonomia de pensamento a partir do uso da tecnologia, buscou-se conciliar conteúdos de educação ambiental com o aprendizado de hardware, buscando desenvolver a criatividade e a motricidade.

 

      Na segunda etapa deste projeto foi apresentado aos participantes alguns trabalhos e esculturas produzidas pelo artista Vik Muniz, cuja exposição "O tamanho do Mundo" estava ocorrendo em Porto Alegre durante a realização desta proposta. As atividades culminaram na recriação das obras do artista, além de outras esculturas e objetos com os materiais disponíveis pelo projeto.

 

      Como resultados, constatamos que as atividades possibilitaram a construção de um “agir consciente” com relação à produção e descarte de resíduos eletrônicos, além de terem se mostrado uma forma lúdica de trabalhar conteúdos específicos da área exata das oficinas.  

bottom of page